Família contemporânea em cena: novos pais

  • 28 de janeiro de 2014
  • por admin
Família contemporânea em cena: novos pais

Acabou a era da estabilidade no casamento. Casa-se com essa esperança, mas poucos estão dispostos a grandes sacrifícios para esse fim. A parentalidade e a intimidade doméstica precisaram ser reinventadas depois de retiradas dos clichês familiares nos quais repousavam. A força das famílias contemporâneas nasce de laços distantes da hierarquia e da tradição: na ficção, os pais são tidos como idiotas, mas são amados; as mães se distraem e ausentam, mas costumam ser consideradas inteligentes e atenciosas; os filhos são endemoniados, mas justos. Aos pequenos cabe construir-se através de muita fantasia, aprendendo a administrar conflitos domésticos, problemas conjugais dos pais, ausências.

Desde as histórias tradicionais de crianças que se fizeram sozinhas, como as garotas de O Jardim secreto e Matilda, até o irreverente menino de Onde Vivem os Monstros, as crianças tiraram forças para seguir adiante a partir da capacidade de fantasiar e brincar.

As grandes elaborações infantis ocorrem num território que percorre paisagens como o País das Maravilhas, a Terra do Nunca e o quarto de brinquedos de Toy Story. Entre esses recursos de criatividade e magia, o humor, que chegou até mesmo a transformar os clássicos contos de fadas, é a grande estrela, através da qual a autoridade parental é invocada e contestada ao mesmo tempo.

Com Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso.

Palestra do módulo Reinvenção da família contemporânea: na tela e na vida real, de Diana Corso.

Gravada no dia 27 de maio de 2011, em Campinas.