Sobre o projeto

Vídeo Livre | Midiateca Copyleft

Investigar, selecionar e difundir conteúdos audiovisuais que representem os valores, as ideias e o comportamento da sociedade contemporânea como forma de preservar e promover a diversidade cultural. A proposta deste projeto é identificar e distribuir de maneira gratuita e através de diversas estratégias produções audiovisuais que ilustrem os impactos culturais gerados pelos principais paradigmas da atualidade. Adotamos para isso algumas estratégias, que foram:

1.Pesquisa | Curadoria
Entre tanta produção audiovisual realizada, é necessário buscar aquilo que é realmente relevante culturalmente. Temos selecionado produções que tragam reflexões sobre o mundo, o tempo, a ciência, o homem, a mulher, a política e todos os aspectos da vida contemporânea. Para permitir diferentes linguagens, de diferentes produtores, não há um limite de tempo para cada produção.

2. Digitalização de acervos
Alguns acervos estão ainda em prateleiras, mesmo depois de terem circulado por festivais. Estes acervos não necessariamente estão em formatos que permitam sua distribuição online – seja porque não estão nem mesmo digitalizados, seja porque seus formatos digitais estão obsoletos e/ou em tamanhos e qualidade que inviabilizam sua exibição online. Buscamos alguns acervos e criamos inclusive um manual sobre como realizar uma melhor distribuição e conversão para formatos que permitam a melhor distribuição online.

3. Incluir os produtos audiovisuais em diversas redes / sites
Apenas digitalizar essa produção também não garante seu acesso. O público interessado nestas produções está muitas vezes separado, organizado já em comunidades específicas. Oferecer esta produção online, gratuitamente, não significa aumentar o público. Para isso, é necessário um trabalho pró-ativo de ativação de redes sociais, em que busca-se conectar o público interessado no produto de interesse. Ou seja, avisar comunidades, blogueiros e multiplicadores, que estes conteúdos estão na rede.

4. Utilizar uma plataforma livre específica para distribuir os vídeos, além das redes tradicionais
Desenvolvemos sobre a plataforma WordPress um sistema de organização e distribuição de vídeos para que qualquer um possa potencializar seu conteúdo, ou mesmo criar um canal próprio. Em breve, o template de wordpress estará disponível para quem quiser instalar o sistema.

5. Comunicar a grupos / nichos de interesse que estes produtos estão online
Uma vez que seu vídeo entra na plataforma, temos utilizado nossas redes de comunicação para divulgá-lo.

Scroll to top