O convidado desta edição do Café Filosófico é o curador do módulo “As novas ignorâncias provocadas pela globalização”, o jornalista Jorge da Cunha Lima, que propõe uma reflexão a respeito de nossa relação com o outro.
Você pode gostar também
-
Ana Simoa
Série Viva!, apresentada na Rede Minas
Post Views: 541 -
O que é uma significação musical?
Com a filósofa e musicista Antonia Soulez, pesquisadora do Centre International de la Recherche Scientifique de Paris e integrante do Colégio Internacional de Filosofia. É autora de vários livros de pesquisa sobre a filosofia da linguagem. O tema da palestra é: o que é uma significação musical? E trata de aproximar da escrita filosófica termos considerados musicais.
Post Views: 415 -
Agir contra o destino – a tragédia grega e o combate contra a destruição anunciada
Com Antonio Medina Rodrigues, professor de Língua e Literatura Grega na USP. Conferencista da Casa do Saber, Medina é, também, tradutor, poeta e ensaísta. “A primeira coisa que assusta ou deixa perplexo alguém hoje é saber que o mundo tão culto como o mundo grego acreditasse em fatalidade: aquilo que tem que ser, será. Em geral esta ideia está em todos os folclores do mundo inteiro, esta superstição em relação a um futuro, e este futuro é desastroso. Mas que os gregos, que viveram a Era das Luzes no século V, acreditassem nesta relação fatal que a vida tem com os deuses. Esta parece ser a razão da fatalidade: o ser humano sabe que alguma coisa vai lhe acontecer.”
Post Views: 662