A modernidade é bifronte. Uma face beberiana, voltada para a racionalidade instrumental, e uma face iluminista, voltada para a racionalidade comunicativa. Não se trata de fazer apoteose da modernidade funcional, hegemônica, nem de superar a modernidade por um salto para a frente, pós-moderno, nem tampouco de regredir para o arcaico – fundamentalismos etc. Mas de despertar de seu sonho secular a outra modernidade.
Você pode gostar também
-
O sexo como mito
A partir da análise do conto “Notas Antropofágicas e cartas de um sedutor”, de Hilda Hilst, Eliane Robert Moraes comenta que a capacidade da fantasia erótica invade outros espaços, de preferência aqueles que são um oposto da atividade erótica, como é o caso da religião. Para ela, a fantasia sexual é dominante, imperialista, colonialista, e coloniza tudo o que está em sua volta. Avança sobre áreas não sexuais, erotizando-as. Outros autores citados por Eliane são Sthendal e Marquês de Sade. Para stendhal, o amor é um prazer da imaginação, e para Sade, toda felicidade do homem está na imaginação. Na concepção de Eliane, a máxima do erotismo ocidental é: amo, logo penso ou, amo, logo escrevo. Eliane Robert Moraes é professora de Literatura na PUC-SP, crítica literária e autora dos livros “Sade: a felicidade libertina e o corpo possível”.
Post Views: 1.316 -
Amigo, irmão, parceiro
Um Café Filosófico diferente. Neste programa do módulo “Amizade em tempo de risco”, a idéia não é falar sobre a amizade, mas viver a amizade. Dois irmãos, parceiros, artistas conhecidos no Brasil inteiro, que mantêm também uma profunda amizade. Assim o curador do módulo, o psicanalista Jorge Forbes, conversa com Chitãozinho e Xororó. Um programa regado à música e amizade.
Post Views: 1.082 -
Direitos sexuais e reprodutivos
O episódio 27 do programa Direitos de Resposta trata dos direitos sexuais e reprodutivos. Com a participação de Yuri Puello Orozco (teóloga, doutora em Ciências da Religião e integra a equipe da ONG Católicas Pelo Direito de Decidir) e Márcia Regina Giovanetti (assistente social, trabalha na área de prevenção da Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis de São Paulo, e coordena o Comitê Técnico da Diversidade Sexual e Prevenção às DST/HIV/Aids do Estado de São Paulo).
Post Views: 1.110