Participam deste episódio da da série Direitos de Resposta Maria de Lourdes Alves Rodrigues e Anna Penido (jornalista com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA). Saiba mais sobre o programa Direitos de Resposta.
Você pode gostar também
-
A experiência do corpo
De que formas o tempo foi representado em diversas obras a partir do século 18. Ressaltando as diferenças entre as artes do chamado antigo regime e do Iluminismo, Coli mostra como elas refletem o tempo e o tipo de movimentação que as pessoas tinham em cada um desses momentos.
Jorge Coli possui formação em História do Cinema na Universidade de Provença (Aix-Marseille i, França), livre-docência e titulação em História da Arte e da Cultura pela Unicamp. É escritor e professor titular em História da Arte e da Cultura na Unicamp.
Post Views: 1.194 -
A sexualidade
Flávio Gikovate analisa que na cultura ocidental, o sexo sempre esteve associado à agressividade, ao jogo de poder, à competição, ao consumismo e à guerra dos sexos e não ao amor. Para Gikovate, a raiva puxa o desejo e está presente nas escolhas afetivas. Seu livro A libertação sexual fundamenta-se na ideia de que esta associação precisa ser desfeita em dois fenômenos distintos. Para ele, amor é uma sensação de paz e aconchego que se experimenta com o outro e sexo é uma sensação física de excitação que pode se experimentar sozinho.
Flávio Gikovate: médico psicoterapeuta formado pela USP em 1966, foi assistente clínico no Institute of psychiatry da Universidade de Londres. Colaborador de diversas revistas e jornais, autor de mais de 20 livros sobre os principais aspectos dos conflitos íntimos, especialmente os relacionados com a vida afetiva e sexual.
Post Views: 1.164 -
Policarpo Quaresma e a questão da língua brasileira
Ricardo Lísias estreou com Cobertor de Estrelas (Rio de Janeiro: Rocco, 1999), que será publicado na Espanha, em galego e depois em castelhano, ainda em 2005. Publicou, ainda, as novelas Capuz (são paulo: hedra, 2001) e dos nervos (São Paulo: Hedra, 2004). Escreveu textos críticos esparsos, algumas resenhas para jornais e trabalhos de literatura infantil. Traduziu, dentre outros, Oliver Twist, de Charles Dickens, e Flor do Deserto, de Waris Dirie. Graduado em Letras pela Unicamp, é mestre em Teoria Literária pela mesma universidade e doutor em Literatura Brasileira pela USP.
Post Views: 1.030