Primeiro havia o saber consagrado. Em seguida aprender a se interrelacionar, aprender conforme o interesse do aluno. Hoje a questão é desaprender as estruturas que mascaram o real criativo. Com o professor Renato Janine Ribeiro, doutor e professor titular na USP. Dentre suas obras destaca-se Sociedade contra o social – o alto custo da vida pública no Brasil, prêmio Jabuti em 2001.
Você pode gostar também
-
O envelhecimento
A expectativa de vida triplicou nos últimos tempos. Dependendo da classe social e do país, a longevidade já alcança os 90 anos, podendo passar a 120 dentro de pouco tempo. Para Gaudêncio, a única forma de não desenvolver um envelhecimento patológico é saber lidar com as mudanças. Manter-se jovem implica ter coragem de abandonar os caminhos pré-estabelecidos das relações emocionais e racionais para construir novos rumos. Paulo Gaudêncio é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP. Lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-SP e PUC-Sorocaba; na Faculdade de Filosofia Sedes Sapientia e no curso de pós-graduação em Medicina Esportiva da Faculdade de Educação Física da USP. É docente do MBA da Media Marketing School e do Programa Avançado de Desenvolvimento de Executivos da Unisinos-RS. Dedica-se à psicoterapia de grupo há 40 anos.
Post Views: 126 -
Consequências ambientais do aquecimento global
O pesquisador Carlos Nobre apresenta uma breve descrição das atuais condições climáticas e as transformações que elas vêm apresentando. De forma concisa e objetiva, ele mostra como o efeito estufa se transformou numa grande ameaça ao planeta pela sua participação decisiva no aumento do aquecimento global.
Carlos Nobre: engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos EUA e atualmente preside o Programa Mundial de Pesquisas Climáticas e o Programa Internacional Biosfera-Geosfera – IBGP.
Post Views: 74 -
Série Viva! – Arte! – as bordadeiras de Andrequicé
Em Três Marias (MG), no distrito de Andrequicé, um grupo de mulheres borda utilizando a técnica de patchwork, o que tradicionalmente se chamava colcha de retalhos, explica a bordadeira Elisa Antônia de Oliveira.
Post Views: 4