Este programa da série Direitos de Resposta trata da pobreza e desigualdade. Com a participação de Lena Lavinas, doutora em Economia pela Universidade de Paris, e Ariovaldo Ramos, presidente da organização não-governamental Visão Mundial, que desenvolve programas e projetos com o objetivo de erradicar a pobreza e promover a justiça.
Saiba mais sobre o programa Direitos de Resposta.
Você pode gostar também
-
A China e a integração econômica regional
O convidado para a palestra é o economista Carlos Medeiros, professor-doutor do Instituto de Economia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Organizou o livro Polarização mundial e crescimento em 2001. “Esta é uma reflexão que eu já faço há algum tempo sobre a economia chinesa e a economia asiática. Talvez um pouco cansado de estudar América Latina e Brasil, e de olho no meu ofício, que é o desenvolvimento econômico, e tendo em vista certa exaustão que se passa na região, bem como a espetacular taxa de crescimento da China, me parece importante olhar aquele canto do mundo, investigar seus impactos, não só sobre a economia regional, mas também sobre a economia mundial.”
Post Views: 1.358 -
Direito à comunicação 1
“Eu pergunto: o telespectador sabe quando começa, ou quando começou, e quando vai terminar a concessão da emissora x? Qualquer uma delas na cidade de São Paulo ou do Brasil? Ninguém sabe. Isso é escondido. Justamente para evitar que a população se manifeste sobre a qualidade desse serviço público. Quando a água chega em casa com mau gosto, ou o ônibus atrasa, tem um telefone lá pra reclamar. É uma concessão pública igual à televisão. Só que aqui a gente não tem pra quem reclamar”. A reflexão é de Laurindo Leal Filho (jornalista, sociólogo, escritor), que participa com Jorge Kajuru (jornalista esportivo, radialista, apresentador de televisão) desta edição do programa Direitos de Resposta. Direitos de Resposta é uma produção independente exibida em cumprimento a acordo judicial celebrado entre a Rede TV!, o Ministério Público Federal e seis organizações da sociedade civil que moveram ação civil coletiva contra a violação de direitos humanos ocorrida no programa Tarde Quente.
Post Views: 1.320 -
O envelhecimento
A expectativa de vida triplicou nos últimos tempos. Dependendo da classe social e do país, a longevidade já alcança os 90 anos, podendo passar a 120 dentro de pouco tempo. Para Gaudêncio, a única forma de não desenvolver um envelhecimento patológico é saber lidar com as mudanças. Manter-se jovem implica ter coragem de abandonar os caminhos pré-estabelecidos das relações emocionais e racionais para construir novos rumos. Paulo Gaudêncio é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP. Lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-SP e PUC-Sorocaba; na Faculdade de Filosofia Sedes Sapientia e no curso de pós-graduação em Medicina Esportiva da Faculdade de Educação Física da USP. É docente do MBA da Media Marketing School e do Programa Avançado de Desenvolvimento de Executivos da Unisinos-RS. Dedica-se à psicoterapia de grupo há 40 anos.
Post Views: 1.533