O psicoterapeuta Ivan Capelatto e o psicólogo Francisco de Oliveira falam sobre como a norma médica, a ordem familiar, os ditos e os interditos dão lugar a outra “ordem”: o narcisismo exarcebado, propondo, de um lado, e de outro, o nascimento de sujeitos sem autoestima, encapsulados em sua dor.
Você pode gostar também
-
O amor é uma coisa que se aprende
O psicanalista busca nas origens das narrativas amorosas uma verdadeira revolução. A partir do século 18, o amor foi o agente ideológico da supremacia do indivíduo contra as regras sociais. Com isso, o sujeito passa a ter que inventar a si mesmo. Nós aprendemos a amar com as histórias que ouvimos.
Post Views: 1.120 -
O encontro com o desconhecido
O desconhecido começa a ser valorizado na Revolução Francesa: o novo passa a ser importante. Hoje valorizamos tanto a novidade que a nossa ação fica aquém da ação de inovar. Um dos dramas da modernidade, nesse sentido, é a necessidade de fazer escolhas e buscar o novo o tempo todo. Com o filósofo Renato Janine Ribeiro.
Post Views: 1.061 -
Construir o simples: emagrecer
Emagrecer não é apenas uma questão de remédios ou de dietas, é uma nova elaboração do desejo e da vontade, a porta de entrada para vencer um mundo de excessos. Com o psicanalista Flávio Gikovate.
Post Views: 1.657