Você pode gostar também
-
Entre a modernização instrumental e a emancipatória
A modernidade é bifronte. Uma face beberiana, voltada para a racionalidade instrumental, e uma face iluminista, voltada para a racionalidade comunicativa. Não se trata de fazer apoteose da modernidade funcional, hegemônica, nem de superar a modernidade por um salto para a frente, pós-moderno, nem tampouco de regredir para o arcaico – fundamentalismos etc. Mas de despertar de seu sonho secular a outra modernidade.
Post Views: 718 -
Desterritorialização e novas territorialidades
Uma detalhada descrição do conceito de desterritorialização a partir de quatro perspectivas conceituais. As idéias de território associadas a esse conceito e a multiterritorialidade como uma alternativa para a compreensão das complexas relações espaciais do mundo contemporâneo.
Rogério Haesbaert da Costa é pós-doutor em Geografia pela Open University na Inglaterra e professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense.
Post Views: 2.455 -
Imprensa, mercado e projeto democrático: a independência editorial ainda é possível?
Com Eugênio Bucci e Sidney Basile.
A presente edição integra o módulo “Jornalismo Sitiado – como a imprensa perde o seu espaço na função de mediar o debate público na democracia”. Nele serão tratados questões como pode (1) haver independência editorial, se a empresa jornalística já não é uma empresa autônoma, mas um setor no interior de um conglomerado? (2) A cargo de quem está a mediação do debate público nas democracias contemporâneas, tanto em sua dimensão nacional, como em sua dimensão transnacional, na escala de uma sociedade civil globalizada?Post Views: 689