Com Carlos Alberto de Souza e Maria Virgínia de Freitas, graduada em Ciências Sociais, mestre em Educação pela USP, e coordenadora da área de Juventude da Ação Educativa, este programa integra a série Direitos de Resposta. Saiba mais sobre a iniciativa.
Você pode gostar também
-
Como o novo fica velho?
Integrando o módulo “A ação, o medo, a incerteza e a dor”. Com o economista Claudio de Moura Castro. “O novo que ficou velho, o velho que ficou novo. Quero tomar um conjunto de temas onde há mudança. Temas que caíram do cavalo e temas que tinham caído do cavalo e agora voltaram. Arquitetura moderna, por exemplo, que envelheceu. Artesanato. Computador. TVs educativas. A universidade. O movimento hippie. Tatuagem e piercing.”
Post Views: 1.317 -
A separação dos amantes
Poucos temas despertaram tanto o interesse dos artistas e do público quanto a paixão amorosa. Clássicos da literatura e do teatro, como Romeu e Julieta, comovem as pessoas há séculos ao apresentarem o drama do casal de apaixonados. Flávio Gikovate fala sobre o amor, a diferença entre amor e sexo e sobre os impedimentos internos e externos que separam os casais. Para ele o que leva à separação dos amantes é algo que está dentro de nós e está relacionado a nossas primeiras experiências afetivas.
Flávio Gikovate: médico, formado pela Universidade de São Paulo. Desde 1967 trabalha como psicoterapeuta. Em 1970, foi assistente clínico no Institute of Psychiatry da Universidade de Londres.
Post Views: 1.050 -
A perda da amizade
Olgária Matos aborda, a partir dos gregos, como os laços afetivos são construídos e quais as consequências da sua ruptura, onde a ideia de amizade estava associada diretamente ao espaço público e regia as relações entre os iguais, os cidadãos da pólis. A essa visão política da amizade, os renascentistas acrescentam a ideia do divino. Para eles, a amizade é uma experiência sacra e pela amizade o homem se diviniza. Olgária Matos fala também sobre a perda da amizade no mundo contemporâneo e as consequências desse processo.
Post Views: 1.036