Sarah de Roure é historiadora, trabalhou na Sempreviva Organização Feminista (SOF) e é militante da Marcha Mundial das Mulheres. Nesta conversa com estudantes de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em São Paulo, ela propõe uma reflexão sobre o que é a violência contra a mulher e como funciona isso, do ponto de vista das políticas públicas.
Você pode gostar também
-
Desaprendendo na escola
Primeiro havia o saber consagrado. Em seguida aprender a se interrelacionar, aprender conforme o interesse do aluno. Hoje a questão é desaprender as estruturas que mascaram o real criativo. Com o professor Renato Janine Ribeiro, doutor e professor titular na USP. Dentre suas obras destaca-se Sociedade contra o social – o alto custo da vida pública no Brasil, prêmio Jabuti em 2001.
Post Views: 1.226 -
Direito à moradia
O programa a seguir, do qual participam Nabil Bonduki (arquiteto e urbanista, coordenou o Programa de Habitação de Interesse Social da Prefeitura, foi o relator do Plano Diretor Estratégico na Câmara Municipal) e Maria das Graças de Jesus Xavier Vieira (de família humilde, veio do Espírito Santo para São Paulo em busca de trabalho e nos anos 1980, como metalúrgica, entrou para o Movimento de Moradia. Se formou em Direito e hoje faz parte da Coordenação da União dos Movimentos de Moradia da Central de Movimentos Populares), é uma produção independente exibida em cumprimento a acordo judicial celebrado entre a Rede TV!, o Ministério Público Federal e seis organizações da sociedade civil que moveram ação civil coletiva contra a violação de direitos humanos ocorrida no programa Tarde Quente.
Post Views: 1.760 -
Homem globalizado, com que direito?
Eduardo Bittar fala sobre o surgimento e os valores do Direto moderno e do Direito contemporâneo. E a partir da análise destes dois períodos da história do Direito, discute as possibilidades de uma reforma judiciária nos dias de hoje.
Eduardo Bittar: livre-docente e doutor, professor associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É também professor titular de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da FAAP e pesquisador pela FAPESP nas Universidades de Lyon I e II e de Paris (Sorbonne III e III), na França, em 1999.
Post Views: 1.354