Diante de um contexto ideológico polarizado e de críticas exacerbadas por todos os lados, quais os grandes temas que atravessam o debate político contemporâneo? Nesta série, três filósofos – Fernando Schüller, Andrea Faggion e Luiz Felipe Pondé, revisitam grandes pensadores políticos e ampliam a reflexão sobre os conceitos de justiça, igualdade, liberdade e Estado.
Um documentário de Pedro Caldas.
Você pode gostar também
-
finitude e infinitude
“Falar do envelhecimento, da finitude e da nossa vulnerabilidade é falar da construção da felicidade humana”, afirma Ligia Py. Segundo ela, quando nos deparamos com esses temas reais, concretos, temos a oportunidade de criar um convívio entre nós muito mais proveitoso. De usufruir de felicidade de verdade. E de usufruir de solidariedade humana. “Pensar na morte é pensar numa vida mais rica. É pensar que não quero deixar uma marca de mediocridade, mas de riqueza de sentimentos para contribuir para as gerações futuras. Nesse mundo que acena com esse vazio de prazeres imediatos, de gozos com fim nele mesmo, nós respondemos com uma proposta: queremos pensar que somos precários. Que nós adoecemos. Que ficamos dependentes do outro. Que vamos morrer. Que é preciso deixar um mundo melhor aos que ficam.”
Um filme de Pedro Caldas.
Post Views: 1.583 -
Uma ética para o futuro (legendado)
novos agentes ou sujeitos éticos emergem no mundo contemporâneo.
o poder-fazer, fomentado pelo desenvolvimento tecnológico, colocou o ser humano em condições teóricas e práticas de destruir inteiramente suas próprias condições de existência no planeta terra. nesse contexto, um novo conceito de responsabilidade torna-se indispensável, e tentativas são feitas nas diferentes esferas culturais, da religião às ciências, da filosofia às artes e à política. responsabilidade é atualmente a tradução da necessidade de amadurecimento e despertar para uma nova consciência dos impasses e dilemas do habitar humano no mundo. esta série oferece ao público uma contribuição no tratamento de uma das questões mais importantes de nosso tempo: o presente e o futuro da humanidade em sua destinação na história.
com oswaldo giacoia jr, celso lafer, renato lessa, márcio selligman-silva, franklin leopoldo e silva, zeljko loparic.
direção e roteiro de flora lahuerta.
Post Views: 1.368 -
Construção do Imaginário
O “fato puro” no cinema de ficção (quem sabe, um paradoxo) pode não passar de uma ilusão. Como sabê-lo? Ou melhor, é preciso sabê-lo? O cinema de ficção é uma realidade em si? O problema, de algum modo, tem inspiração da velha questão “a vida influencia a arte ou a arte influencia a vida?”. O cinema surgiu (ou melhor, tomou forma) no século XX. Melhor: quem inventou quem? Quais as profundas relações entre o desenvolvimento do século XX e do cinema?
Post Views: 2.804