Diante de um contexto ideológico polarizado e de críticas exacerbadas por todos os lados, quais os grandes temas que atravessam o debate político contemporâneo? Nesta série, três filósofos – Fernando Schüller, Andrea Faggion e Luiz Felipe Pondé, revisitam grandes pensadores políticos e ampliam a reflexão sobre os conceitos de justiça, igualdade, liberdade e Estado.
Um documentário de Pedro Caldas.
Você pode gostar também
-
Curta: responsabilidade das relações
O Brasil polarizado, as redes sociais, o complexo de vira lata são alguns dos temas abordados no documentário. Responsabilidade das relações acompanha um bate-papo em movimento entre o filósofo e cientista político Fernando Schuler e o economista e escritor Eduardo Giannett por São Paulo.
direção: leonardo virno
câmera: ricardo miranda, leonardo virno, pedro caldas, andre albuquerque
assist. câmera: gabriel prandine, carpim, gustavo magrão e daniel oliveira
montagem: juliana munhoz
trilha: beto caldas
som direto e mixagem: gus pereira
cor: gabriel ranzani
motoristas: nilton cesar, rinaldo martins, vanderlan sales, jorge meireles, natal sousa, carlos da silveira
produção: anna kuhl e pedro caldasPost Views: 433 -
Pílulas e palavras
O que podem a psiquiatria, a psicanálise e as psicoterapias, com suas pílulas e palavras, fazer por quem vive se debatendo com os sintomas da modernidade? E o quanto responsabilizam-se por suas tecnologias químicas e verbais, e por seus efeitos psíquicos e sociais, os psiquiatras, os psicanalistas e os psicoterapeutas atuais? E aqueles que se colocam na posição de paciente, delegam aos clínicos a responsabilidade pela “cura” de seus sintomas ou assumem a responsabilidade por sua infelicidade cotidiana? E será que existe mesmo um “sofrimento novo” ou trata-se apenas da velha e conhecida angústia humana repaginada pelas palavras criativas dos nossos intelectuais? Embora se possa mesmo fazer este questionamento, parece inegável que há uma “vivência contemporânea” das velhas angústias humanas, e mais inegável ainda é a existências de “remédios contemporâneos” para estas vivências.
Um documentário de Pedro Caldas.
Post Views: 509 -
Tempos Críticos
A sociedade contemporânea é marcada pelo individualismo. O mundo emerge da globalização com um abundante estoque de transformações, que se acentuaram na última década do século XX e nos primeiros anos do século atual. Há cinquenta anos vivemos em crises da vida pública – na economia, na sociedade, na política. Mas essas crises, que afetam a intimidade das
pessoas, podem ter um custo humano devastador. Crise, individualismo, transformações, narrativas, são abordadas nestes quatro mini-documentários em que ouvimos alguns especialistas falarem sobre literatura e como afetam nosso mundo e nosso ser. Julian Fuks (escritor), Viviane Mosé (filósofa), Márcio Seligmann-Silva (crítico), Yara Frateschi (professora), Margareth Rago (historiadora) estão em cada um dos docs, que incluem também um curta de animação original que explica alguns pensadores relacionadosSérie com os seguintes mini-docs:
Tempos críticos: com Margareth Rago e curta sobre Simone de Beauvoir. [9min46seg]
O indivíduo A sociedade: com Julián Fuks e curta sobre Joseph Campbell [9min11seg]
Democracia Gênero: com Yara Frateschi e curta sobre Judith Butler [11min17seg]
Solidão moderna: com Márcio Seligmann-Silva e curta sobre Franz Kafka [12min21seg]Post Views: 715