Você pode gostar também
-
A perda da amizade
Olgária Matos aborda, a partir dos gregos, como os laços afetivos são construídos e quais as consequências da sua ruptura, onde a ideia de amizade estava associada diretamente ao espaço público e regia as relações entre os iguais, os cidadãos da pólis. A essa visão política da amizade, os renascentistas acrescentam a ideia do divino. Para eles, a amizade é uma experiência sacra e pela amizade o homem se diviniza. Olgária Matos fala também sobre a perda da amizade no mundo contemporâneo e as consequências desse processo.
Post Views: 482 -
Sarah de Roure e questões do feminismo
Sarah de Roure é historiadora, trabalhou na Sempreviva Organização Feminista (SOF) e é militante da Marcha Mundial das Mulheres. Nesta conversa com estudantes de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em São Paulo, ela propõe uma reflexão sobre o que é a violência contra a mulher e como funciona isso, do ponto de vista das políticas públicas.
Post Views: 506 -
O casamento como fato sociocultural
O casamento sob o ponto de vista estritamente antropológico é diferente nas diversas regiões do país e do planeta? Existem formas saudáveis de existir essa instituição, sem a rudeza do sentimento de obrigação? Com o antropólogo Carlos Rodrigues Brandão.
Post Views: 434