Você pode gostar também
-
Arquitetura da globalização
O arquiteto e designer Ron Pompei discute a globalização e a nova humanidade emergente. Deixaríamos de ser apenas analíticos e mecânicos (herança da era industrial) para tornarmo-nos criativos e empáticos? As últimas revelações da ciência indicam que há uma inteligência subjacente na matéria e nas estruturas mínimas da vida. Somos seres destinados à criação e à transformação. Ron Pompei é diretor de criação e co-fundador da firma de serviços criativos Pompei a.d. Sua formação multidisciplinar como artista, escultor e arquiteto nutre a firma para uma atuação integrada em design, combinando muitas formas de expressão.
Post Views: 975 -
Identidade latino-americana
Com Fábio Magalhães, museólogo. Esta palestra integra o módulo “Identidades da arte hoje” do Café Filosófico, sob a curadoria de Jorge Coli, professor de história da arte na Unicamp. A pintura como campo de experimentação, ou campo de batalha, como dizia Lavapiés, de novos signos, e a preocupação em criar um novo vocabulário plástico. A análise se centra em torno dos casos de Miró e de Tapiés. Ambos, ao interpretar textos poéticos, mergulham livremente no fluxo que os textos propiciam. O texto deixa de ser, assim, um campo de amarras e de limitações. Ao contrário, torna-se elemento provocador para criação de poéticas visuais. A obra, portanto, não se apresenta como simples ilustração.
Post Views: 1.034 -
As poucas opções disponíveis para a produção de energia nos próximos 50 anos
Com o físico Rogério Cézar de Cerqueira Leite. Esta é a primeira palestra do módulo “Riscos Sistêmicos – aquecimento global, mudanças”. Serão analisadas as perspectivas para os próximos anos, as contingências inevitáveis, tais como a dependência em relação aos combustíveis fósseis, os custos de substituições por combustíveis renováveis, necessidades e limites da tecnologia nuclear, a ilusória economia do hidrogênio, os limites da biomassa em escala universal e as promessas das tecnologias de sequestro de carbono. Frente ao esgotamento iminente do petróleo e ao aquecimento global, a humanidade terá que escolher entre duas opções igualmente penosas: usar como substituta do petróleo outros combustíveis fósseis ou, alternativamente, recorrer a recursos com custos reduzidos, como a biomassa, mas de extensão limitada?
Post Views: 953